Qual a diferença entre essas 2 refeições? A macarronada é muito mais gostosa? Não era bem isso que eu estava me referindo! A diferença é que em um dos pratos prevalece o carboidrato isoladamente e no outro existe uma combinação de carboidrato, legumes e proteína que gera um impacto muito considerável na nossa “taxa de açúcar no sangue”, a glicemia

Quando associamos em uma refeição fibras, proteínas e gorduras que serão digeridas junto com os carboidratos, o tempo de esvaziamento gástrico aumenta, a glicemia após as refeiçoes será menor, consequentemente há uma diminuição da liberação da insulina, aumento da sensação de saciedade e o processo de emagrecimento e controle de doenças como a diabetes fica mais fácil.
Neste estudo, Carbohydrate-last meal parttern lowers postprandial glucose and insulin excursions in type 2 diabetes, foi feito uma pesquisa com diabéticos divididos em 3 grupos -> 1- comiam carboidrato 10 minutos antes das proteínas e legumes -> 2- comiam legumes e proteínas 10 minutos antes do carbo -> 3- comiam tudo junto. Foi observado que o grupo que comeu primeiro a proteína/legumes e em seguida o carboidrato teve o menor índice de glicemia e liberação de insulina, seguido pelo que comeu todos juntos e em último o que comeu o carbo antes dos demais alimentos.

Bom, então você precisa comer a proteína, legumes e gordura, esperar minutos e só depois comer o carbo? Não é bem assim, mas a idéia de sempre ter outros alimentos que “dificultam” a absorção rápida dos açúcares pode tanto ajudar em patologias como diabetes quanto em um programa de emagrecimento. Então agora basta planejamento e disciplina alimentar associado com atividade física para alcançar seus objetivos! Bora?!

 

Deixe um comentário